Alunos da rede estadual realiza ato de apoio a greve dos Professores.

Alunos da rede estadual realiza ato de apoio a greve dos Professores

Alunos da rede estadual de educação do Exu, Sertão do Araripe pernambucano, realizaram um movimento, no início da manhã desta segunda-feira (13) em apoio à greve dos Professores.

De acordo com os que participaram do ato, o objetivo da manifestação era demonstrar apoio aos professores da rede estadual de ensino, que estão em greve por tempo indeterminado, reivindicando o cumprimento de seus direitos por parte do Governo do Estado, que é o reajuste de salário em 13,01%.

A manifestação começou dentro da escola, e saiu para a rua, tomando a Praça Padre João Batista no centro da Cidade com vários alunos, pais e professores com cartazes que traziam frases como a da foto abaixo:

Alunos da rede estadual realiza ato de apoio a greve dos Professores

A Professora Cristiane Jamacaru Duarte Granjeiro, postou em sua página do Facebook:

Saber que nossos alunos, aqueles a quem dedicamos nosso trabalho, estão do nosso lado, nos faz refletir o quanto eles estão informados e muito bem formados por nós… AS ESCOLAS DE REFERÊNCIA resolveram se unir e lutar por seus direitos, mas essa luta é por toda a categoria, ao contrario do que outros colegas professores pensam e falam, não trabalhamos em gaiolas de ouro, somos servidores iguais aos outros e estamos prontos para lutar pelo que é nosso garantido por lei… COM CERTEZA a adesão das escolas de referencias será positiva ao movimento… MUITO OBRIGADA ALUNOS DA EREM BARAO DE EXU E AOS DEMAIS ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO, o apoio de vocês é muito importante para nós!

A Aluna Ellen Alencar, também fez seu comentário e pediu apoio de todos:

Meu nome é Ellen, sou atual aluna da escola Erem Barão de Exu, e estou cursando o meu último ano do ensino médio. Neste momento, nos encontramos em greve! Que fique claro que não é porque queremos ou porque os nossos professores simplesmente não querem trabalhar, tudo tem um motivo e greve é sempre o último recurso a ser utilizado… Professores e alunos estão sendo prejudicados neste exato momento! Não sei se todos sabem, mas os professores tem o direito ao piso, que é o único reajuste salarial que eles têm durante todo o ano letivo! Neste ano, foi decidido o valor de 13,01% É LEI, e não tem como protestar contra isso! Que tal apoiar a nossa causa? Venham pra luta também!

O Governo do estado lançou a seguinte nota :

O Governo do Estado de Pernambuco reafirma que não existiu nenhum corte nos recursos repassados ao Poder Judiciário. Fazem-se necessários alguns esclarecimentos às pernambucanas e aos pernambucanos.

Para o exercício de 2015, a Lei Orçamentária, aprovada em 2014, previa que R$ 1,8 bilhão viria de operações de crédito que seriam realizadas pelo Governo do Estado. Neste valor, estão incluídos recursos para o Poder Judiciário, exclusivos para investimentos, não podendo ser utilizado para outro fim.

Essas operações de crédito dependem de autorização do Governo Federal. No entanto, como é de conhecimento público, por causa da crise econômica e financeira nacional, esta necessária autorização não foi concedida ainda a nenhum Estado da Federação.

Sendo assim, até a definição de uma mudança de orientação por parte da equipe econômica do Governo Federal, inexistem os recursos na fonte de operações de créditos, que possam ser utilizados pelo Governo do Estado.

O Governo reafirma que o repasse do duodécimo mensal do Poder Judiciário vem ocorrendo normalmente – sem nenhum corte – todo dia 20 do mês, de acordo com os valores estabelecidos pela Lei Orçamentária para o exercício de 2015, aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2014. Por isso, que o novo pleito do Poder Judiciário apresentado em janeiro deste ano, para ampliação dos valores envolvendo fontes próprias do Tesouro, não poderá ser atendido de imediato, diante do atual cenário econômico e financeiro.

Governo do Estado de Pernambuco.

Agregue un comentario

Su dirección de correo no se hará público. Los campos requeridos están marcados *